SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4The interpretation of history texts and the development of the learner's critical historical awarenessEthnography educational and analysis of speech: a methodological bricolage to research curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Lia Raquel. Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (b-learning). e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1484-1498. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1484.

O Ensino a Distância (EAD) continua a ser uma modalidade alternativa ao ensino presencial e nele persiste o problema da Distância Transacional. Não sendo esta distância apanágio do EAD, ela constitui um problema concreto, porém passível de minimização/resolução. O professor pode exercer uma mediação pedagógica caracterizada por um comportamento de suscitador, facilitador e orientador da aprendizagem. Para tal pode servir-se do Facebook para interagir com os estudantes, criando um ambiente de familiaridade e informalidade. Apresenta-se aqui um caso de lecionação num curso de mestrado académico em Educação que funciona em regime b-learning e no qual foi usado o Facebook, para além da plataforma institucional, como fórum de discussão e espaço de partilha de trabalhos e sensibilidades. Para recolha de dados foram usadas as técnicas da observação e análise de documentos. O curso desenrolou-se num ambiente de investigação-ação crítica no qual o professor investigou as suas práticas com a colaboração dos estudantes. Conclui-se que uma mediação plástica exercida pelo professor, servindo-se do sistema de rede social Facebook para criar um ambiente de familiaridade e informalidade, pode contribuir para superar a distância transacional no ensino superior online.

Keywords : EAD, Ensino Superior Online; Distância Transacional; Novas Literacias; Facebook e Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )