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Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
CASALI, Alípio. Para um currículo ético-crítico: referências a partir da ética da libertação de Enrique Dussel. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1527-1555. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1527.
O presente artigo, resultado de pesquisa teórica bibliográfica, tem como pretensão propor uma referência filosófica para fundamento ético do Currículo. Trata-se da Ética da Libertação, tema que veio sendo desenvolvido pelo filósofo argentino-mexicano Enrique Dussel desde o final dos anos 1960 e que culminou em sua obra clássica Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão (1998). Na Parte I deste artigo, a Ética de Dussel é apresentada em sua arquitetura de seis movimentos: (A) em âmbito intrassistêmico: 1. fundamento material; 2. validação argumentativa; 3. prática de transformação; (B) em âmbito crítico, para além dos fundamentos do sistema hegemônico: 4. fundamento material crítico a partir das vítimas do sistema; 5. validação crítico-argumentativa pela comunidade de vítimas; 6. práxis crítica de transformação a partir da escolha dos meios factíveis de transformação. Na Parte II, cada um dos seis movimentos dessa Ética é pensado e descrito no campo curricular, tendo em vista referenciar a prática de um Currículo ético-crítico. O que opera como fio condutor nesse percurso da Ética de Dussel é o seu princípio ético-crítico universal: a produção, reprodução e desenvolvimento da vida humana de sujeitos concretos em comunidade. A hipótese crítica do presente artigo é que o Currículo pode ser (portanto, deve ser) um lugar e tempo articulado a esse princípio ético-crítico, especialmente ao desenvolvimento da vida dos sujeitos em comunidade.
Palavras-chave : Ética; Dussel; Currículo.