SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Para um currículo ético-crítico: referências a partir da ética da libertação de Enrique DusselMEMORIAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CHIZZOTTI, Antonio. As ciências humanas e as ciências da educação. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1556-1575. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1556.

O artigo analisa os fundamentos das ciências humanas e das ciências da educação. Avalia o conceito de ciência, criado a partir da física clássica e estendido como modelo padrão de todo conhecimento considerado científico. O texto releva debates e os fundamentos teóricos e metodológicos que deram alicerce à querela alemã das ciências, no início do século passado, e a consequente distinção entre os objetivos explicativos das ciências da natureza e a finalidade compreensiva das ciências humanas. A questão epistemológica das ciências foi retomada na metade do século passado, renovando a concepção científica contemporânea. As ciências humanas consolidaram sua relevância no campo científico e a educação criou uma ampla área de estudos e pesquisas, agregou muitos pesquisadores na gestão e no ensino-aprendizagem, formando o campo científico da educação. O conceito histórico de pedagogia, como aplicação prática de teorias educacionais, foi suplantado pela mudança epistemológica e metodológica das ciências da educação e pelo avanço da produção científica e da difusão qualificada das pesquisas educacionais.

Palabras clave : Ciências Humanas; Ciências da Educação; Pedagogia; Produção Científica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )