SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Human sciences and education sciences. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ABRAMOWICZ, Mere. MEMORIAL. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1576-1590. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1576.

Este trabalho apresenta o meu memorial que se propõe a refazer a trajetória de vida revivendo conquistas pessoais e acadêmicas. Procuro questionar o passado à luz do presente buscando captar o que de significativo e coerente, em termos de permanência, pude registrar. Trago aqui minhas inquietações e militâncias representando um momento de descoberta da nobreza do ofício de pensar. Assinalo aqui minha formação inicial acadêmica pedagógica para continuar avançando na carreira até chegar a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Destaco as vertentes teóricas que me conduzem até os dias de hoje, o exercício do ofício de docente-orientadora, líder de Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq, autora de artigos, textos e livros, representando a possibilidade de vivenciar duas das minhas paixões: a paixão de conhecer e a paixão de transformar o mundo. Foram estas paixões que balizaram o que sou hoje, um misto de educadora e pesquisadora, uma privilegiada “trabalhadora da memória”, protagonista da história e autora deste texto que destaca uma modalidade de reflexão que privilegia a compreensão do agora a partir de outrora, eivada de sentimento, reaparição do feito e não sua mera repetição. Devo a esta caminhada a minha consciência crítica comprometida com a tarefa política de produzir conhecimentos capazes de contribuir para uma solução democrática dos problemas da sociedade brasileira. Busco aliar a competência técnica ao compromisso social, enfrentando o desafio histórico de assegurar uma escola sem fracasso e com a melhor qualidade.

Keywords : Memória; Percurso; Carreira Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )