SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4As ciências humanas e as ciências da educação. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ABRAMOWICZ, Mere. MEMORIAL. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1576-1590. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1576.

Este trabalho apresenta o meu memorial que se propõe a refazer a trajetória de vida revivendo conquistas pessoais e acadêmicas. Procuro questionar o passado à luz do presente buscando captar o que de significativo e coerente, em termos de permanência, pude registrar. Trago aqui minhas inquietações e militâncias representando um momento de descoberta da nobreza do ofício de pensar. Assinalo aqui minha formação inicial acadêmica pedagógica para continuar avançando na carreira até chegar a professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Destaco as vertentes teóricas que me conduzem até os dias de hoje, o exercício do ofício de docente-orientadora, líder de Grupo de Pesquisa credenciado pelo CNPq, autora de artigos, textos e livros, representando a possibilidade de vivenciar duas das minhas paixões: a paixão de conhecer e a paixão de transformar o mundo. Foram estas paixões que balizaram o que sou hoje, um misto de educadora e pesquisadora, uma privilegiada “trabalhadora da memória”, protagonista da história e autora deste texto que destaca uma modalidade de reflexão que privilegia a compreensão do agora a partir de outrora, eivada de sentimento, reaparição do feito e não sua mera repetição. Devo a esta caminhada a minha consciência crítica comprometida com a tarefa política de produzir conhecimentos capazes de contribuir para uma solução democrática dos problemas da sociedade brasileira. Busco aliar a competência técnica ao compromisso social, enfrentando o desafio histórico de assegurar uma escola sem fracasso e com a melhor qualidade.

Palabras clave : Memória; Percurso; Carreira Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )