SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1La escuela que transformó el currículo con tecnología. desafíos para sus docentes y la formación que necesitanO currículo escolar oficial como expressão objetiva da razão subjetiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; SIMAO, Ana Margarida Veiga  y  CIGALES, Juliana Ribeiro. Aprendizagens na docência: Pibid e a formação de professores. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.25-44. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p25-44.

Este artigo apresenta dois momentos de investigação realizados com dezoito acadêmicas do curso de Pedagogia que participaram, como bolsistas, do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Em uma das etapas do programa, foi realizada uma formação com as bolsistas, tendo como objetivos, no primeiro momento, identificar suas percepções acerca das próprias aprendizagens sobre as práticas de ensino desenvolvidas nas escolas, em decorrência da participação no Pibid; e no segundo momento, confrontar estas percepções com os depoimentos revelados na formação. Nesta ocasião, as bolsistas foram incentivadas a refletirem sobre suas práticas, alicerçadas ao construto da autorregulação da aprendizagem. A análise realizada mostrou que as pibidianas remodelaram seus discursos e práticas em relação aos registros feitos no primeiro momento. Ao estudarem o construto da autorregulação da aprendizagem, refletiram sobre suas práticas e perceberam a necessidade de investirem em estratégias autorregulatórias com as quais potencializaram suas aprendizagens e práticas de ensino realizadas nas classes de alfabetização em que atuaram.

Palabras clave : Autorregulação da Aprendizagem; Formação Docente; Pibid.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )