SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Aprendizagens na docência: Pibid e a formação de professoresEducação popular e incidência em políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de  e  PIASSA, Zuleika Aparecida Claro. O currículo escolar oficial como expressão objetiva da razão subjetiva. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.45-61. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p45-61.

O contexto do nascimento do campo do currículo escolar remete ao desenvolvimento do modelo industrial de sociedade nos Estados Unidos ao final do século XIX. Com base nos textos de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, este artigo pretende discutir a ideia de que o currículo escolar, oriundo desse contexto histórico, materializa na escola a razão subjetiva em detrimento da razão objetiva. O texto foi organizado em dois segmentos. No primeiro, denominado "Na esfera dos conceitos", exploramos a ideia de razão objetiva e razão subjetiva, bem como a passagem de uma para outra no desenvolvimento histórico. Na segunda parte, exploramos como essas razões se materializam no currículo escolar, explorando apenas os elementos objetivos e conteúdos. Mesmo num caráter sintético, como supõe um artigo, o estudo vislumbra que o currículo escolar para as massas nasceu como um projeto social para alavancar o desenvolvimento econômico industrial e trouxe consigo as profundas marcas da razão subjetiva.

Palavras-chave : Currículo Escolar; Razão Subjetiva; Razão Objetiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )