SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1O currículo escolar oficial como expressão objetiva da razão subjetivaCurrículo mínimo de matemática proposto pela SEEDUC/RJ: pontuações acerca do processo de elaboração e instituição índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PONTUAL, Pedro de Carvalho. Educação popular e incidência em políticas públicas. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.62-81. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p62-81.

O objetivo deste artigo é contribuir com a reflexão sobre a temática da participação cidadã e de sua incidência em políticas públicas desde a perspectiva da educação popular. Tal temática tem sido objeto de reflexão a partir de diversas práticas de educação popular na América Latina, cujo objetivo tem sido a democratização das políticas públicas e de sua gestão. Estamos confrontados com distintas práticas e discursos sobre o tema, o que nos exige explicitar o sentido, os critérios e as metodologias que orientam as práticas de educação popular nesse terreno da vida social. A metodologia utilizada foi uma revisão da bibliografia sobre o tema e em especial uma sistematização do debate que ocorre hoje na América Latina. No âmbito do CEAAL - Conselho de Educação Popular da América Latina, tal temática é assumida como um dos eixos estratégicos de intervenção da educação popular nesse momento de tantas transformações pelas quais passam a América Latina e o mundo. Perguntas como: a que tipo de participação cidadã estamos nos referindo e qual é a direção e qualidade das práticas de incidência em políticas públicas a que nos dedicamos são algumas das preocupações que orientam nosso debate no âmbito do CEAAL sobre o papel da educação popular nesse campo.

Palabras clave : Educação Popular; Participação Cidadã; Políticas Públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )