SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Currículo mínimo de matemática proposto pela SEEDUC/RJ: pontuações acerca do processo de elaboração e instituição"Não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais": o discurso inaugural no "desagendamento" do kit gay do MEC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GARCIA, Paulo Sérgio. Avaliação da participação de professores na construção do currículo de ciências: fatores intervenientes no condicionamento dos avanços. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.103-124. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.2925/1809-3876.2017v15i1p103-124.

A tradição brasileira sinaliza que a construção do currículo, na imensa maioria das vezes, recorreu à atuação de consultores e especialistas em educação perfazendo um trabalho centralizado, prescritivo e vertical. Aos professores restou a opção de colocá-lo em prática. No entanto, existem algumas experiências da participação dos professores na elaboração do currículo. Este estudo analisa a participação de professores, em termos de possibilidades e limitações, na construção do currículo de ciências para as escolas públicas de Ensino Fundamental de uma das cidades mais ricas do Brasil. Trata-se de investigar o que podemos aprender com esse processo, considerando a falta de tradição nesse tipo de atuação no Brasil. Em 2013, especialistas em educação, diretores, coordenadores pedagógicos e professores participaram juntos dessa construção. A abordagem qualitativa, pesquisa-ação, orientou a coleta de dados que aconteceu por meio de entrevistas e observações realizadas com professores do Ensino Fundamental, anos finais, em um período de seis meses. Os resultados revelaram que a participação docente, com intensidades diferentes, induziu à formação e à colaboração que, no entanto, foram condicionadas por fatores intervenientes, tais como a falta de tempo, de apoio e de conhecimentos sobre o contexto. A compreensão do sentido da participação na construção do currículo fornece pistas importantes para os cursos de formação de professores, para os formadores e para os gestores escolares, que podem utilizar esses dados para preparar espaços destinados, entre outras coisas, à formação continuada.

Palabras clave : Currículo; Ensino Fundamental; Professores de Ciências.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )