SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1"Não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais": o discurso inaugural no "desagendamento" do kit gay do MECA formação inicial de professores para a educação básica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: potencialidades e desafios na visão de gestores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

KELLER-FRANCO, Elize  e  BESSA, Sonia. Construindo alternativas para a formação inicial de professores: a percepção de estudantes de pedagogia sobre a abordagem curricular integrada. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.153-176. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p153-176.

No contexto educacional brasileiro, os debates em torno da crise nos processos educativos e da necessidade de melhorias na educação básica vêm associados à premência de mudanças na formação inicial de professores, atribuindo a esses cursos um papel de centralidade na agenda das reformas. No enfrentamento dos desafios, está se desenvolvendo a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolvem, inevitavelmente, a busca de novas abordagens curriculares. Nesse sentido, encontra-se no currículo integrado uma importante referência. O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções e o significado que os estudantes de um curso de Pedagogia atribuem ao currículo integrado a partir das suas vivências como estudantes nesse modelo de currículo e levantar reflexões sobre as contribuições do currículo integrado para a formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado aplicado a 58 estudantes formandos da primeira e da segunda turma que participaram dessa modalidade de currículo em uma instituição de ensino superior localizada na região sul do município de São Paulo. Para análise dos dados, utilizamos o procedimento de elaboração de categorias proposto por Lüdke e André (2013). Os resultados revelaram uma percepção bastante positiva dos estudantes sobre a abordagem curricular integrada em seus processos formativos, o que nos permite apontar o currículo integrado como uma alternativa viável para a renovação do paradigma curricular tradicional e para ressignificação da formação inicial de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Pedagogia; Currículo Integrado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )