SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Construindo alternativas para a formação inicial de professores: a percepção de estudantes de pedagogia sobre a abordagem curricular integradaA formação do currículo universitário: estudo de caso sobre o projeto pedagógico do curso de bacharelado em turismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

VERDUM, Priscila; MOROSINI, Marília  e  GIRAFFA, Lúcia. A formação inicial de professores para a educação básica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: potencialidades e desafios na visão de gestores. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.177-199. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p177-199.

Este artigo visa discutir potencialidades e desafios na formação inicial de professores para a Educação Básica, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada com gestores (pró-reitores, diretores de ensino e coordenadores de curso) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A coleta de dados envolveu entrevista do tipo compreensiva e a interpretação deu-se com base na metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Emergiram como potencialidades: a verticalização do ensino, aliada às diferentes esferas de aprendizagem; pesquisa e extensão; e a ação prática como geradora de conhecimento. Dentre os desafios, destacaram-se: a necessidade de uma identidade para as licenciaturas nos IFs, de diagnósticos sobre a situação dessas na instituição e a valorização da carreira docente. Os resultados revelaram que é preciso criar espaços de formação e reflexão para os professores formadores e desenvolver diagnósticos sobre os cursos de licenciatura no contexto dessas instituições.

Palavras-chave : Educação Superior; Contextos Emergentes; Institutos Federais; Licenciaturas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )