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Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FERREIRA, Carlos Alberto. Os (des)arranjos curriculares na formação inicial portuguesa de educadores de infância e de professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.253-273. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p253-273.

A formação inicial de professores constitui o primeiro período formal de aquisição de conhecimentos diversos e de competências profissionais necessárias à resposta adequada aos desafios colocados ao exercício da profissão. Em Portugal, foi recentemente publicado um novo regime jurídico de habilitação para a docência que indica novas orientações para a formação inicial de educadores de infância e de professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Daí que o presente texto vise refletir e problematizar as diretrizes estipuladas para a formação inicial desses profissionais. Essas novas diretrizes enfatizam o domínio dos conhecimentos científicos que os educadores de infância e os professores dos 1º e 2º ciclos vão ensinar e a sua transmissão em sala de aula. Na sequência da adequação dos cursos de formação inicial de professores ao processo de Bolonha, essas novas orientações implicaram a alteração no modelo de formação adotado e mudanças nos planos curriculares dos cursos que formam esses profissionais de ensino.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Orientações Curriculares; Mudanças na Formação.

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