SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The educational policies and teaching in questionMeanings related to social classes and power relationship present in the context of traditional and critical curriculum theories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PEREIRA, Antonio. Avaliação e reformulação de currículo: relações que se (des)encontram na prática. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.293-324. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p293-324.

O texto problematiza a relação avaliação e reformulação curricular a partir da análise de artigos publicados em eventos científicos e revistas no campo do currículo, como a ANPED - GT 12, Revista -Currículum, Currículo Sem Fronteira e Espaço do Currículo. A escolha desses lócus de investigação objetivou compreender/responder a hipótese de que ainda não existe uma relação intensa entre avaliação e políticas de currículos, avaliação e reformulação/construção curricular, quando muito uma relação esporádica demandada pela necessidade do grupo que está reformulando o currículo, do que propriamente algo consensual no sistema educacional brasileiro. A organização dos dados demonstrou escassez da temática avaliação de currículo, bem como da relação avaliação e reformulação curricular. Esses dados corroboram essa afirmação quando demonstram que existe um desencontro dessa relação nas narrativas e proposições de autores que descrevem as experiências sobre reformulação/construção curricular. Mas, esse resultado se mostra insuficiente para afirmar com segurança a hipótese aqui intencionada, sugerimos então a continuidade dessa investigação a partir da inclusão de outras fontes, como banco de teses e de outros periódicos da área da educação.

Keywords : Currículo; Avaliação de Currículo; Reformulação Curricular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )