SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2As políticas educacionais e o ensino em questãoOs sentidos referentes à classe social e relações de poder presentes no contexto das teorias curriculistas tradicionais e críticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PEREIRA, Antonio. Avaliação e reformulação de currículo: relações que se (des)encontram na prática. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.293-324. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p293-324.

O texto problematiza a relação avaliação e reformulação curricular a partir da análise de artigos publicados em eventos científicos e revistas no campo do currículo, como a ANPED - GT 12, Revista -Currículum, Currículo Sem Fronteira e Espaço do Currículo. A escolha desses lócus de investigação objetivou compreender/responder a hipótese de que ainda não existe uma relação intensa entre avaliação e políticas de currículos, avaliação e reformulação/construção curricular, quando muito uma relação esporádica demandada pela necessidade do grupo que está reformulando o currículo, do que propriamente algo consensual no sistema educacional brasileiro. A organização dos dados demonstrou escassez da temática avaliação de currículo, bem como da relação avaliação e reformulação curricular. Esses dados corroboram essa afirmação quando demonstram que existe um desencontro dessa relação nas narrativas e proposições de autores que descrevem as experiências sobre reformulação/construção curricular. Mas, esse resultado se mostra insuficiente para afirmar com segurança a hipótese aqui intencionada, sugerimos então a continuidade dessa investigação a partir da inclusão de outras fontes, como banco de teses e de outros periódicos da área da educação.

Palabras clave : Currículo; Avaliação de Currículo; Reformulação Curricular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )