SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Evaluation and reforming the curriculum: relations as (des) is in practiceInclusiveness elements and school culture: other perspectives for the analysis of an inclusive curriculum practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; LOPES, Rosana Pereira  and  COSTA, Rogerio da. Os sentidos referentes à classe social e relações de poder presentes no contexto das teorias curriculistas tradicionais e críticas. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.325-344. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p325-344.

O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica desenvolvida com o objetivo de identificar e analisar, por meio das teorias do currículo, os sentidos que este apresenta no que tange à classe social e relações de poder na escola. As categorias currículo, classe social e relações de poder tornaram-se os eixos norteadores de nossas análises, que têm como principais referenciais os seguintes teóricos: Apple (1989, 2003), Sacristán (1999, 2000), McNeil (2001), Marx e Engels (2006) e Silva (2010). Com base nessas produções, procuramos evidenciar como se constituem as relações de classe social e de poder nas concepções curriculares tradicionais e críticas. O estudo aponta a necessidade de reconhecermos o currículo como um território de lutas, conflitos e contradições, que podem confirmar e legitimar, ou não, um conhecimento favorecedor da emancipação dos sujeitos envolvidos nos processos escolares. A pesquisa mostrou que a concepção crítica de currículo favorece a emancipação, por legitimar a atitude da contestação nos destinatários dos saberes presentes na cultura escolar.

Keywords : Escola; Classes Sociais; Ideologia e Poder; Currículo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )