SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Meanings related to social classes and power relationship present in the context of traditional and critical curriculum theoriesOf adaptations to curricular flexibilizations: an analysis of legal documents and pedagogical magazines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MESQUITA, Amélia Maria Araújo  and  ROCHA, Genylton Odilon Rego da. Elementos de inclusividade e cultura escolar: outras perspectivas para a análise de uma prática curricular inclusiva. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.345-375. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p345-375.

No contexto da educação inclusiva e da definição de parâmetros para definir uma prática que se caracterize como tal, este texto objetiva problematizar esses engessamentos a partir de outros elementos que nos possibilitem avançar nesse campo tão tenso e contraditório. Nesse sentido, as práticas curriculares inclusivas ganham uma dimensão substantiva, passando a ser denominadas práticas curriculares com elementos de inclusividade. Tais elementos, analisados à luz da categoria cultura escolar, trazem apontamentos que possibilitam reflexões acerca da inclusão enquanto elemento constituinte da escola sendo produzida gradualmente, rompendo com a ideia de que a inclusão é um modelo exemplar exterior à escola, e que por esta deve ser alcançada. As análises trazidas são resultantes de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo em uma escola pública estadual localizada em Belém/PA. Os resultados apontam que a prática curricular efetivamente inclusiva é aquela que possibilita ao aluno em situação de deficiência participar, produzir e se apropriar da cultura própria da escola.

Keywords : Inclusão; Elementos de Inclusividade; Cultura Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )