SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Inclusiveness elements and school culture: other perspectives for the analysis of an inclusive curriculum practiceLiterature and state: is there a valuable place to it? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SCHERER, Renata Porcher  and  GRAFF, Patrícia. Das adaptações às flexibilizações curriculares: uma análise de documentos legais e revistas pedagógicas. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.376-400. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p376-400.

Entender o deslocamento de ênfase que se orienta das adaptações para as flexibilizações curriculares, produzido em um cenário educacional inclusivo, constitui o eixo central deste texto. Pela análise de um conjunto de documentos legais e revistas pedagógicas, buscamos entender os modos como o currículo foi sendo moldado para atender às metas estabelecidas para a educação, durante os últimos anos do século XX. Inspiradas nos estudos foucaultianos, tomamos o discurso como ferramenta teórico-metodológica. A partir do exercício analítico desenvolvido, entendemos que a necessidade de adaptar o currículo foi produzida a partir do cruzamento entre os campos psi, a educação e as neurociências, ao longo da década de 1990. Parece-nos que as adaptações curriculares e, mais recentemente, as flexibilizações curriculares visam atender às demandas de uma educação que, acompanhando as transformações sociais, vê esmaecer de sua função um sentido coletivo e passa a se organizar para atender as necessidades individuais dos escolares.

Keywords : Adaptações Curriculares; Aprendizagem; Necessidades Educacionais Especiais; Inclusão Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )