SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Elementos de inclusividade e cultura escolar: outras perspectivas para a análise de uma prática curricular inclusivaLiteratura e estado: tal lugar, qual valor? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SCHERER, Renata Porcher  e  GRAFF, Patrícia. Das adaptações às flexibilizações curriculares: uma análise de documentos legais e revistas pedagógicas. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.376-400. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p376-400.

Entender o deslocamento de ênfase que se orienta das adaptações para as flexibilizações curriculares, produzido em um cenário educacional inclusivo, constitui o eixo central deste texto. Pela análise de um conjunto de documentos legais e revistas pedagógicas, buscamos entender os modos como o currículo foi sendo moldado para atender às metas estabelecidas para a educação, durante os últimos anos do século XX. Inspiradas nos estudos foucaultianos, tomamos o discurso como ferramenta teórico-metodológica. A partir do exercício analítico desenvolvido, entendemos que a necessidade de adaptar o currículo foi produzida a partir do cruzamento entre os campos psi, a educação e as neurociências, ao longo da década de 1990. Parece-nos que as adaptações curriculares e, mais recentemente, as flexibilizações curriculares visam atender às demandas de uma educação que, acompanhando as transformações sociais, vê esmaecer de sua função um sentido coletivo e passa a se organizar para atender as necessidades individuais dos escolares.

Palavras-chave : Adaptações Curriculares; Aprendizagem; Necessidades Educacionais Especiais; Inclusão Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )