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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

COSTA, Walter Cavalcanti  e  BOTELHO, Amara Cristina de Barros e Silva. Literatura e estado: tal lugar, qual valor?. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.401-428. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p401-428.

Neste trabalho são discutidos os impactos gerados pelo neoliberalismo na educação brasileira. Como resultante do incentivo à competitividade, o processo de “Mcdonaldização da educação”, a “descentralização centralizante” e a “centralização descentralizada” são legados neoliberais, em conformidade com as considerações de Gentili (2016). Observa-se também a não valorização da literatura e de suas contribuições para a língua portuguesa, tendo em vista que os estudos literários não fazem parte do currículo como disciplina específica, razão pela qual, tanto em termos de Brasil, quanto em termos de Pernambuco, a disciplina é tratada minimamente como conteúdo que integra a disciplina de Língua Portuguesa. Para se observar como o neoliberalismo atinge o currículo, realiza-se também a análise do modo como a literatura é tratada, no ensino fundamental, tanto em nível nacional, com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998), quanto em nível estadual, com três documentos principais: 1. “Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio” - PCLP (PERNAMBUCO, 2012b); 2. “Parâmetros na Sala de Aula: Língua Portuguesa: Ensino Fundamental e Médio” - PSA (PERNAMBUCO, 2013); 3. “Currículo de Português para o Ensino Fundamental” - CPEF (PERNAMBUCO, 2012a).

Palavras-chave : Neoliberalismo; Ensino Fundamental; Currículo; Literatura.

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