SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Literature and state: is there a valuable place to it?Democratizing educational policies in Brazil and the internationalization of the school’s evaluation in an emergent context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SAUL, Alexandre  and  SAUL, Ana Maria. A metodologia da investigação temática: elementos político-epistemológicos de uma práxis de pesquisa crítico-emancipatória. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.429-454. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p429-454.

No ano em que se celebra 20 anos da ausência de Paulo Freire no mundo, este artigo homenageia esse autor clássico colocando em evidência a investigação temática, um método de pesquisa e construção de conhecimento contra-hegemônico, criado por Freire, que contribui de forma original para o campo das ciências humanas e sociais. Essa abordagem de pesquisa se apoia na epistemologia dialética na qual a realidade é compreendida como um processo histórico, complexo e contraditório, em permanente devir. Constitui-se em marco teórico para metodologias participativas, contrapondo-se à lógica instrumental, uma vez que fundamentalmente importa a produção de conhecimentos críticos que auxiliem os sujeitos a compreender e superar suas situações-limite, colocando a reflexão teórica a serviço da ação para transformar compreensões e práticas. Essa posição não pode ser confundida com uma postura pragmática, que reduz o ato de pesquisar à resolução imediatista de problemas da prática cotidiana, nem tampouco a uma forma ativista de mobilização política. Nessa forma de investigar, que carrega em si os princípios da educação crítico-emancipatória, os sujeitos podem refletir sobre as condições em que vivem e trabalham e, em interação, procurar compreender, criticar e enfrentar os mecanismos que sustentam a desigualdade e a exploração nos níveis local, médio e macro da estrutura social.

Keywords : Metodologia da Investigação Temática; Paulo Freire; Pesquisa-Ação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )