SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A metodologia da investigação temática: elementos político-epistemológicos de uma práxis de pesquisa crítico-emancipatóriaA base nacional comum curricular e a produção biopolítica da educação como formação de “capital humano” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar  y  MOROSINI, Marília Costa. Políticas educacionais democratizantes no Brasil e a internacionalização das avaliações das escolas em um contexto emergente. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.455-480. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p455-480.

Este artigo propõe-se a analisar as atuais políticas educacionais brasileiras de acesso escolar propostas pelo governo federal em sua relação com um cenário de avaliações externas voltadas à internacionalização da educação. Entre o questionamento da escola como lócus da reprodução social e a problematização de uma educação orientada pela eficiência, está ocorrendo, contemporânea e concomitantemente, o ingresso de grandes contingentes populacionais nos espaços escolares, os quais vêm apresentando baixo rendimento nas avaliações de muitas instituições públicas de Educação Básica. O surgimento destas políticas ocorre a partir da divulgação de baixos resultados nas provas, tendo como objetivo atingir melhores patamares em relação às metas exigidas pelos organismos de regulação internacionais. A metodologia deste estudo aproxima-se de um Estado do Conhecimento e foi realizada a partir da Análise de Conteúdo dos trabalhos publicados no período de 2010-2015 nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As conclusões apontam para presença de políticas nacionais democratizantes limitadas por pressões internacionais e pela tensão entre um contexto tradicional, um contexto neoliberal e um contexto emergente.

Palabras clave : Políticas Democratizantes; Avaliação das Escolas; Contextos Emergentes; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )