SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2The uses of digital technologies in school: discussions around the digital fluence and teaching securityThe impacts of feminisms and gender studies in educational curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BRAGA, Maria Margarete de Sampaio  and  FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. Prática pedagógica e didática humanizadora: materialidade de pressupostos de Paulo Freirei. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.524-549. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p524-549.

Com o objetivo de anunciar ações e relações que contribuem para a construção de uma didática humanizadora na Educação Básica e Superior, via práticas pedagógicas participativas, foram utilizadas como campo empírico duas instituições, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Superior. O estudo decorre de duas pesquisas de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, que recorreram a entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos para a coleta da empiria. Freire (1978, 1982, 2002, 1988, 2000, 2007, 2001, 1996, 1984); Shör e Freire (1986); Freire e Faundez (1985) foram os teóricos que deram suporte às análises das relações escola/universidade-sociedade, ensino-pesquisa-aprendizagem, conhecimentos populares-conhecimentos eruditos, conteúdo-forma, elementos de uma didática humanizadora, de matriz freireana. Foi possível perceber que práticas participativas ganham vida nos dois níveis de ensino, em movimentos nos quais os estudantes assumem a condição de sujeitos sociais, construindo e re-construindo as bases que podem sustentar uma didática humanizadora, lastreando a assunção de seus papéis sociais como sujeitos coletivos, com a capacidade de ler a realidade, interrogar-se e interrogá-la, realizando uma práxis transformadora.

Keywords : Prática Pedagógica; Prática Docente; Didática Humanizadora; Pedagogia de Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )