SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3La escuela en el Quintal da Cultura: teatralidades en perspectiva dialógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MARIM, Vlademir  y  MANSO, Jesús. Caminhos percorridos para o acesso do professor à vida profissional no Brasil e na Espanha. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.575-593. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p575-593.

Esta investigação tem como finalidade proporcionar uma reflexão sobre o acesso do professor à vida profissional no Brasil e na Espanha, considerando as convergências e divergências dos atuais modelos de ascensão à profissionalização. O método comparado aplicado à educação tem sido a proposta que melhor se ajusta aos objetivos desta investigação. Aportamos elementos de reflexão que permitem melhorar a realidade da formação inicial dos professores da Educação Básica nesses dois países comparados. A institucionalização da educação nos sistemas formais e a universalização da Educação Básica são os dois principais fatores que têm favorecido a discussão em torno da profissionalização do desempenho docente. Dessa forma, gerou-se a necessidade de sistematizar e formalizar o relevante papel do professor e sua função. De forma conclusiva, apontamos que os governos podem replanejar algumas modificações nas políticas educativas com o objetivo de fortalecer a formação inicial de seus docentes em um futuro próximo. Também é necessário considerar o desenvolvimento do desempenho docente como profissão e promover ações para que a sociedade prestigie o trabalho realizado pelo professor. Para melhorar a atual educação é imprescindível um profissional docente que se destaque como agente reflexivo, autônomo, inovador e contextualizador.

Palabras clave : Formação Docente; Metodologia Comparada; Profissionalização Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )