SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Caminos recorridos para el acceso del profesor a la vida profesional en Brasil y EspañaLa educación superior en Brasil: una visión sobre sus desafíos y expectativas de maestros iniciales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GONCALVES, Jean Carlos. A escola no Quintal da Cultura: teatralidades em perspectiva dialógicai. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.594-614. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p594-614.

Esse artigo tem como objetivo compreender os sentidos de escola na série brasileira Quintal da Cultura, exibida pela TV Cultura. Escolheu-se como corpus o episódio A Escolinha do Quintal - Vogais. A análise é realizada a partir dos pressupostos da perspectiva dialógica que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua ancoragem teórica. Os resultados do trabalho apontam para a relação com o discurso teatral e com efeitos de teatralidade como fatores intrínsecos ao programa em questão. Em contraponto, a análise dos dados apresenta sentidos de escola bastante provocadores do ponto de vista da noção bakhtiniana de relações dialógicas, principalmente no que se refere à visualidade cenográfica do espaço da sala de aula e à presença de relações de poder e forças entre professores e alunos. A série revisita a escola por meio de códigos e signos de um projeto discursivo ainda marcado pela resistência à mudança e às reconfigurações educacionais da contemporaneidade.

Palabras clave : Escola; Sentido; Teatralidade; Bakhtin.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )