SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Caminhos percorridos para o acesso do professor à vida profissional no Brasil e na EspanhaEducação superior no Brasil: desafios e expectativas dos professores iniciantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

GONCALVES, Jean Carlos. A escola no Quintal da Cultura: teatralidades em perspectiva dialógicai. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.594-614. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p594-614.

Esse artigo tem como objetivo compreender os sentidos de escola na série brasileira Quintal da Cultura, exibida pela TV Cultura. Escolheu-se como corpus o episódio A Escolinha do Quintal - Vogais. A análise é realizada a partir dos pressupostos da perspectiva dialógica que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua ancoragem teórica. Os resultados do trabalho apontam para a relação com o discurso teatral e com efeitos de teatralidade como fatores intrínsecos ao programa em questão. Em contraponto, a análise dos dados apresenta sentidos de escola bastante provocadores do ponto de vista da noção bakhtiniana de relações dialógicas, principalmente no que se refere à visualidade cenográfica do espaço da sala de aula e à presença de relações de poder e forças entre professores e alunos. A série revisita a escola por meio de códigos e signos de um projeto discursivo ainda marcado pela resistência à mudança e às reconfigurações educacionais da contemporaneidade.

Palavras-chave : Escola; Sentido; Teatralidade; Bakhtin.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )