SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3La escuela en el Quintal da Cultura: teatralidades en perspectiva dialógicaEducación en la cárcel femenina: formación de educadores y currículo en la perspectiva intercultural crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

LINHARES, Martha Maria Prata-; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida  y  GONCALLO, Regina Lima Andrade. Educação superior no Brasil: desafios e expectativas dos professores iniciantes. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.615-639. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p615-639.

O Brasil enfrenta problemas históricos e complexos como a desigualdade econômica e social, a criminalidade e a corrupção, entre outros. É consenso que para solução desses problemas a qualidade da educação, em todos os graus de ensino, precisa ser atingida. Uma análise do panorama atual da educação superior brasileira mostra que ainda estamos distantes de consolidar o acesso aos cursos e a necessária qualidade da produção de conhecimento e da formação profissional. As Instituições de educação superior lidam com desafios como o alto índice de evasão e um processo de ensino-aprendizagem cristalizado em práticas que se reproduzem desconsiderando os avanços tecnológicos. A formação de professores para a educação superior pode ser um fator estratégico para construir a educação com qualidade. Tendo esse pressuposto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo era conhecer os desafios e as expectativas de professores iniciantes da educação superior em duas instituições, uma pública e uma comunitária. Fizeram parte da metodologia: a revisão bibliográfica, a análise documental, a pesquisa telematizada (MORESI, 2003) e o estudo de campo com entrevistas respondidas por professores com até três anos de docência. A análise de conteúdo (FRANCO, 2008) das respostas indicou que a maioria dos entrevistados escolheu a profissão motivada pelo prazer e pelo exemplo; que suas expectativas têm como foco a realização profissional e que os docentes percebem a necessidade de melhorar sua formação pedagógica. Nas considerações finais, são trazidos elementos para respaldar propostas de programas para o desenvolvimento profissional do docente da educação superior.

Palabras clave : Educação Superior; Formação de Professores; Necessidade de Formação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )