SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Educação superior no Brasil: desafios e expectativas dos professores iniciantesEstratégias de ensino pela ótica dos estudantes: reflexões sobre a aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de  e  OLIVEIRA, Suzianne da Silva de. Educação no cárcere feminino: formação de educadores e currículo na perspectiva intercultural crítica. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.640-663. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p640-663.

Neste artigo debate-se a formação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em cárcere feminino. O objetivo é refletir, a partir do recorte de uma pesquisa realizada em cárcere feminino, sobre a formação de educadores para atuação como docentes em escolas de presídios com jovens e adultos e sua relação com o currículo. As questões norteadoras são: que formação é necessária para o desenvolvimento de uma educação no cárcere feminino? Que concepção de educação e de currículo são fundamentais para a formação dos educadores de presídios, e, em especial, nos cárceres femininos? A investigação foi realizada com os seguintes sujeitos: duas professoras do ensino fundamental, duas coordenadoras pedagógicas e três egressas do Centro de Reeducação Feminina - CRF. Nesta pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com uso de gravador e observação in loco, com registro no diário de campo. Os dados foram sistematizados e analisados com técnicas de categorização da análise de conteúdo. Na pesquisa, como cuidado ético, apresentou-se o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE) a todas as pessoas entrevistadas. Entre os resultados destaca-se que a educação no cárcere feminino, pela caracterização das mulheres atendidas, precisa de uma formação docente que debata as questões da diferença por questões de gênero, etnia, classe, entre outras, sendo a educação intercultural crítica um dos caminhos na construção curricular dos cursos de formação continuada.

Palavras-chave : Educação no Cárcere Feminino; Formação de Professores; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )