SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Estrategias de enseñanza en la óptica de los estudiantes: reflexiones sobre el aprendizajeContexto, curriculum y formación de profesores em un curso de fisioterapia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ZUKOWSKI-TAVARES, Cristina; FERNANDES, Ana Angélica Pereira  y  LUZ, Edgard Leonel. Perfil docente brasileiro e relatório TALIS: o caso de uma rede confessional de ensino. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.693-712. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p693-712.

O estudo objetivou discutir o perfil do professor de ensino básico de uma rede confessional de ensino em interface com relatórios nacionais e internacionais. O instrumento de coleta de dados foi um questionário fechado com 30 itens aplicado aos docentes do 5º e 9º anos tendo como eixos organizadores dados sociodemográficos, formação inicial/continuada e prática pedagógica desenvolvida. A rede de ensino pesquisada dividiu tecnicamente o país em 8 regiões, 52 associações e 312 escolas de Educação Básica e teve 868 docentes respondendo ao questionário em 2013. Um recorte dos resultados sobre o perfil desses docentes (faixa etária, gênero, formação inicial e tempo de docência) foi discutido à luz do Censo Escolar Brasileiro e do relatório TALIS 2013, foco no docente, que é a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey) em escolas de educação básica de diferentes países. Os resultados confirmam o relatório TALIS com relação ao fato de que professores das redes privadas tendem a ser mais jovens que os seus pares das redes públicas e que a profissão docente no ensino fundamental ainda é essencialmente feminina. A formação docente completa no ensino superior é alta (92%) e ocorre na rede privada (70%). O tempo de trabalho do docente pareceu influenciar na proficiência dos estudantes no exame PAAEB. Conclui-se que a responsabilização conjunta de resultados educacionais é essencial no comprometimento contínuo com a construção de currículos plurais e cidadãos em conjunto com o suporte para a profissionalização e valorização da carreira docente.

Palabras clave : Perfil Docente; Relatório TALIS; Censo Escolar Brasileiro; Prova PAAEB.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )