SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Brazilian teaching profile and TALIS report: the case of a confessional teaching networkCurriculum, cultures and contexts integrated with the education of educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GAETA, Cecilia. Contexto, currículo e formação de professores em um curso de fisioterapia. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.713-734. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p713-734.

O objetivo deste artigo é discutir a intrínseca relação que se estabelece entre contexto, currículo e formação docente. A origem do estudo foi a intenção de uma equipe de professores de reformular o curso para a implantação de um currículo por competência. Trata-se de um estudo analítico, baseado em referencial teórico e na vivência de uma experiência de planejamento no processo de formação de professores da equipe docente de um curso de bacharelado em Fisioterapia de uma universidade estadual de São Paulo. Ao longo do trabalho, discute-se os conceitos de contexto, currículo e formação de professores relacionando-os e integrando-os à realidade da área da saúde e aos princípios educacionais próprios para o ensino superior. Para exemplificar a discussão teórica, o texto apresenta o “Projeto Oficina”, elaborado em conjunto com a equipe de fisioterapia. A conclusão do estudo é que, baseado em princípios defendidos no artigo, o “Projeto Oficina” destaca-se por apresentar características adequadas para a formação do professor que participa de um currículo inovador na área da saúde.

Keywords : Formação de Professores; Ensino na Saúde; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )