SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Perfil docente brasileño y informe TALIS: el caso de una red confessional de enseñanzaCurrículo, culturas y contextos integrados a la formación de educadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GAETA, Cecilia. Contexto, currículo e formação de professores em um curso de fisioterapia. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.713-734. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p713-734.

O objetivo deste artigo é discutir a intrínseca relação que se estabelece entre contexto, currículo e formação docente. A origem do estudo foi a intenção de uma equipe de professores de reformular o curso para a implantação de um currículo por competência. Trata-se de um estudo analítico, baseado em referencial teórico e na vivência de uma experiência de planejamento no processo de formação de professores da equipe docente de um curso de bacharelado em Fisioterapia de uma universidade estadual de São Paulo. Ao longo do trabalho, discute-se os conceitos de contexto, currículo e formação de professores relacionando-os e integrando-os à realidade da área da saúde e aos princípios educacionais próprios para o ensino superior. Para exemplificar a discussão teórica, o texto apresenta o “Projeto Oficina”, elaborado em conjunto com a equipe de fisioterapia. A conclusão do estudo é que, baseado em princípios defendidos no artigo, o “Projeto Oficina” destaca-se por apresentar características adequadas para a formação do professor que participa de um currículo inovador na área da saúde.

Palabras clave : Formação de Professores; Ensino na Saúde; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )