SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Currículo, culturas y contextos integrados a la formación de educadoresBullying en las escuelas: preconceito, estigmas y desafíos de la educación de los sentimientos y de la paz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

GUEDES, Neide Cavalcante  y  ARAUJO, Hilda Mara Lopes. Fios que se unem nas tramas do curriculo e da formação. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.764-786. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p764-786.

Este estudo objetiva compreender como a relação entre o currículo instituído e a formação propriamente dita acontece e se manifesta nos contextos de estágios supervisionados, considerando que o curso de Pedagogia tem como eixo principal a formação de professores para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental. Partimos do pressuposto de que discutir o currículo conduz necessariamente a uma reflexão sobre: Como o professor é formado? Com base nessa formação, como ele operacionaliza a sua prática? O campo empírico se constituiu de 25 (vinte e cinco) alunos do último período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, e desse total sorteamos aleatoriamente 10 (dez) alunos para compor a nossa amostra. Na perspectiva metodológica, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa cujo dispositivo de mediação se constitui de um questionário composto de questões abertas no qual os alunos puderam expressar suas angústias e tensões originadas desse momento de conclusão da formação inicial. Os resultados apontam que as reflexões trazidas pelos alunos nos conduziram à apreensão de que a relação instituinte/instituído do currículo provoca conflitos e tensões que podem acarretar processos de institucionalização dinâmicos e únicos considerando ser nessa perspectiva que se opera a relação entre currículo e formação.

Palabras clave : Currículo; Formação; Curso de Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )