Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
CEZAR, Neura; PASSOS, Luiz Augusto y CASTILHO, Suely Dulce de. Bullying nas escolas: preconceito, estigmas e desafios da educação dos sentimentos e para a paz. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.787-820. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p787-820.
Este artigo apresenta e discute a respeito da manifestação do bullying no cotidiano escolar e na vivência dos estudantes e inclui análise acerca da violência expressa por eles. A pesquisa de abordagem qualitativa seguiu o modelo de inserção etnográfica, foi realizada em Cuiabá/MT, em três escolas, sendo duas públicas (estadual e municipal) e uma particular, em 2010. Participaram 35 estudantes, 17 educadores (corpo técnico-pedagógico) e seis famílias. Para a coleta das informações foi utilizada observação participante, entrevista semiestruturada e história de vida. A pesquisa revela a existência do bullying na interação entre estudantes, bem como na relação professor/estudante, como um problema que desconcerta e perturba o ambiente para todos os envolvidos; e como um comportamento, por vezes cruel e cujas razões não são compreendidas, no desenvolvimento psíquico dos estudantes. O estudo aponta para a necessidade urgente da inclusão da educação para a paz, dos sentimentos e dos princípios éticos como um conteúdo a transversalizar o currículo, objetivando contribuir para o reconhecimento, a desnaturalização e o enfrentamento das práticas do bullying no ambiente escolar - reflexos evidentes do mundo dos adultos.
Palabras clave : Bullying; Escola; Valores; Sentimentos; Educação para a Paz.