SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Posibilidades emancipatorias en la Escuela Familia Agrícola de Santa Cruz do Sul: diálogos entre la pedagogía de la alternancia y la educación popularCurrículo integrado, enseñancia medio técnico y base nacional común curricular: entrevista con Gaudencio Frigotto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

OLIVEIRA, Lidiane Malheiros Mariano  y  GUIMARAES, Lucélia Tavares. A influência dos organismos multilaterais internacionais na formação das políticas brasileiras de alfabetização. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.842-870. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p842-870.

As políticas públicas de educação têm sido elaboradas de modo a atender as exigências constantes nos documentos propostos por organismos multilaterais internacionais, cujos resultados indicam conquistas de alguns avanços e desafios que ainda precisam ser superados. Este artigo tem como propósito estabelecer reflexão sobre as políticas públicas de alfabetização para a educação básica no Brasil. Apresenta como objetivo compreender quais são, na atualidade, as influências da regulação transnacional dos organismos multilaterais nas políticas de alfabetização em nível nacional. Foi realizada uma análise crítica desses documentos para compreender como o tema ‘alfabetização’ aparece nos documentos oficiais desses órgãos, quais sejam: UNESCO, UNICEF e Banco Mundial. O estudo abordou as perspectivas legais de acordo com o ‘Plano de Meta Compromisso Todos pela Educação’, o ‘Plano de Desenvolvimento da Educação’ (PDE) e o ‘Plano Nacional de Educação’ (PNE/2014), que sustentam a criação dessas políticas. A partir dos estudos de documentos elaborados após a conferência mundial de “Educação para todos”, em 1990, foi possível verificar muita similaridade entre os aspectos priorizados nas recomendações de organismos multilaterais e as políticas implantadas no Brasil.

Palabras clave : Políticas Públicas; Alfabetização; Organismos Multilaterais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )