SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Possibilidades emancipatórias Na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: diálogos entre a pedagogia da alternância e a educação popularCurrículo integrado, ensino médio técnico e base nacional comum curricular: entrevista com Gaudêncio Frigotto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Lidiane Malheiros Mariano  e  GUIMARAES, Lucélia Tavares. A influência dos organismos multilaterais internacionais na formação das políticas brasileiras de alfabetização. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.842-870. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p842-870.

As políticas públicas de educação têm sido elaboradas de modo a atender as exigências constantes nos documentos propostos por organismos multilaterais internacionais, cujos resultados indicam conquistas de alguns avanços e desafios que ainda precisam ser superados. Este artigo tem como propósito estabelecer reflexão sobre as políticas públicas de alfabetização para a educação básica no Brasil. Apresenta como objetivo compreender quais são, na atualidade, as influências da regulação transnacional dos organismos multilaterais nas políticas de alfabetização em nível nacional. Foi realizada uma análise crítica desses documentos para compreender como o tema ‘alfabetização’ aparece nos documentos oficiais desses órgãos, quais sejam: UNESCO, UNICEF e Banco Mundial. O estudo abordou as perspectivas legais de acordo com o ‘Plano de Meta Compromisso Todos pela Educação’, o ‘Plano de Desenvolvimento da Educação’ (PDE) e o ‘Plano Nacional de Educação’ (PNE/2014), que sustentam a criação dessas políticas. A partir dos estudos de documentos elaborados após a conferência mundial de “Educação para todos”, em 1990, foi possível verificar muita similaridade entre os aspectos priorizados nas recomendações de organismos multilaterais e as políticas implantadas no Brasil.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Alfabetização; Organismos Multilaterais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )