SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A influência dos organismos multilaterais internacionais na formação das políticas brasileiras de alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FRIGOTTO, Gaudencio; DICKMANN, Ivo  e  PERTUZATTI, Ieda. Currículo integrado, ensino médio técnico e base nacional comum curricular: entrevista com Gaudêncio Frigotto. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.871-884. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p871-884.

O professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense, é um dos mais eminentes educadores da atualidade brasileira e latino-americana. Seus estudos sobre a relação educação e trabalho são referência no campo da educação básica e das políticas de currículo. Esta entrevista, realizada em Chapecó-SC, discute as questões curriculares mais atuais da educação brasileira: o ensino médio técnico e integral e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu discurso reforça suas posições sobre a responsabilidade da escola pública de construir um ser humano omnilateral, via currículo integrado e integral e apresenta sua crítica sobre o processo de construção da BNCC, que se faz às avessas por ser eminentemente conservador, restritivo e penalizador à escola pública em detrimento da escola privada. Por fim, em tom profético, ao analisar o cenário educativo brasileiro pós-golpe parlamentar à democracia, o professor Frigotto anuncia as intempéries que viriam a se concretizar com a reforma do ensino médio via medida provisória 746/2016 e a PEC 241/2016.

Palavras-chave : Currículo Integrado; Ensino Médio Técnico; Base Nacional Comum Curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )