SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Periferias urbanas y efecto del territorio: contribuciones conceituales para análisis de procesos curriculares y del trabajo escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

APPLE, Michael W.. A luta pela democracia na educação crítica. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.894-926. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p0894-0926.

O texto aborda os desafios que atualmente se fazem presentes para a construção da democracia na educação. É apontada a necessidade de que se busque duas disposições para que a democracia possa ser vivida: que haja um reposicionamento, ou seja, que o mundo seja visto sempre pela perspectiva dos despossuídos; e que o mundo seja visto de forma relacional, ou seja, que se busque sempre analisar e entender as relações de poder e as contradições que estruturam as instituições e sociedades. O artigo termina enfatizando que a luta constante pela vivência da democracia na educação é o que mantém os sujeitos vigilantes contra as narrativas que apontam as perspectivas conservadoras como inevitáveis.

Palabras clave : Democracia; Educação Crítica; Poder.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )