SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Urban peripheries and the effect of the territory: conceptual contributions for analyzes of curricular processes and school workInternationalization of curriculum in basic education: concepts and contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

FURLAN, Agélica Bellodi Sant’Ana  and  SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. A fundamentação ético-democrática da proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de ciências: adaptação ou emancipação?. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.958-990. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p0958-0990.

Por acreditar que somente uma educação ética e democraticamente organizada pode tornar os educandos agentes de transformações sociais, o presente trabalho procura compreender que concepção de educação emoldura a proposta curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Ciências e se ela está de acordo com princípios ético-críticos que conferem qualidade política e social à prática educativa. Para isso, foi realizada uma análise documental à luz da ética de Dussel, do diálogo de Freire e da emancipação de Adorno. Concluiu-se que a proposta curricular em questão se distancia de tais princípios por não explicitar o papel social da educação, por não se posicionar ética e politicamente a favor dos grupos sociais mais vulneráveis e por não caracterizar a escola e a comunidade onde está inserida. Devido a seu caráter normativo, a referida proposta e seu material de apoio limitam a autonomia da escola, podendo ser considerados tão somente como documentos antidemocráticos por não levar em conta as demandas de todas as partes interessadas no processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : Currículo; Ética; Democracia; Diálogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )