SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Teaching for democracy’s sakeCurricular justice, Intrafamily Sexual Violence (ISV) and the right to learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LIMA, Maria Aires de; COSTA, Frederico Jorge Ferreira  and  PEREIRA, Karla Raphaella Costa. Educação do campo, organização escolar e currículo: um olhar sobre a singularidade do campo brasileiro. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.1127-1151. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1127-1151.

Este artigo tem como objetivo apresentar, de maneira introdutória, discussões sobre a organização escolar e as concepções de currículo engendradas na escola do campo, além discutir a necessidade histórica de construir um currículo que atenda aos interesses da escola do campo. Parte-se da compreensão de que a educação do campo atua no plano da particularidade, mediando a relação entre os indivíduos singulares do campo e a universalidade dos conhecimentos produzidos pela humanidade. Têm-se como fundamentos teóricos autores que auxiliam na discussão do papel da escola na sociabilidade atual e do papel da escola do campo, como Roseli Caldart e Miguel Arroyo. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, recorrendo à pesquisa documental, principalmente à legislação específica da educação do campo. Nesse sentido, estudou-se a organização escolar da educação do campo, as funções do projeto político pedagógico e do currículo na construção de uma educação que atenda aos interesses da comunidade escolar, já que deve ser erigida nos princípios da gestão democrática, garantidos pela Constituição de 1998, e da coletividade. Este estudo tornou possível aferir que há a necessidade histórica da construção de um currículo que atenda as reivindicações dos movimentos sociais do campo por uma escola do campo, vinculada à realidade em que está inserida. Partindo da compreensão de que cada escola é uma singularidade, há que se construir coletivamente currículos que expressem o movimento da realidade de cada escola do campo, levando em consideração aspectos como os tempos de plantar e colher, o modo de vida e as relações de trabalho presentes.

Keywords : Educação do Campo; Escola do Campo; Currículo; Organização Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )