SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Urban peripheries and the effect of the territory: conceptual contributions for analyzes of curricular processes and school work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

APPLE, Michael W.. A luta pela democracia na educação crítica. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.0894-0926. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p894-926.

O texto aborda os desafios que atualmente se fazem presentes para a construção da democracia na educação. É apontada a necessidade de que se busque duas disposições para que a democracia possa ser vivida: que haja um reposicionamento, ou seja, que o mundo seja visto sempre pela perspectiva dos despossuídos; e que o mundo seja visto de forma relacional, ou seja, que se busque sempre analisar e entender as relações de poder e as contradições que estruturam as instituições e sociedades. O artigo termina enfatizando que a luta constante pela vivência da democracia na educação é o que mantém os sujeitos vigilantes contra as narrativas que apontam as perspectivas conservadoras como inevitáveis.

Keywords : Democracia; Educação Crítica; Poder.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )