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Revista e-Curriculum
versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876
Resumen
MOREIRA, Simone Costa; SANTOS, Graziella Souza dos y GANDIN, Luís Armando. Periferias urbanas e efeito do território: contribuições conceituais para análises de processos curriculares e do trabalho escolar. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.0927-0957. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957.
Este artigo tem como objetivo examinar as contribuições que a incorporação dos conceitos de periferia urbana e efeito do território têm na análise de processos educacionais e curriculares em escolas localizadas em regiões de extrema pobreza. A especificidade e a complexidade do trabalho escolar em escolas da periferia, bem como as dificuldades verificadas nas práticas curriculares, motivaram a realização de duas pesquisas de doutorado que tiveram como campo empírico a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS. As concepções de periferia e hiperperiferia (ROSA, 2009, TORRES; et. al., 2003) e efeito do território (MAURIN, 2004; BRUNO; MENDES, 2014) foram centrais para os estudos realizados, desenvolvidos a partir da perspectiva da etnografia crítica e alicerçados nos pressupostos da Sociologia da Educação e dos Estudos Educacionais Críticos na compreensão da instituição escolar. Este artigo aborda, portanto, a utilização desses conceitos trazendo algumas conclusões das investigações realizadas com o objetivo de argumentar que essas ferramentas conceituais podem ser profícuas para a complexificação da análise de processos educacionais.
Palabras clave : Periferia Urbana; Efeito do Território; Currículo; Trabalho Escolar.