SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4A fundamentação ético-democrática da proposta curricular do Estado de São Paulo para o ensino de ciências: adaptação ou emancipação?Coordenação pedagógica: instância de mediação das políticas curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

THIESEN, Juares da Silva. Internacionalização dos currículos na educação básica: concepções e contextos. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.991-1017. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p991-1017.

Este trabalho resulta de pesquisa em desenvolvimento, que tem por objetivo analisar implicações dos movimentos de internacionalização curricular no/do Ensino Superior sobre as atuais políticas e reconfigurações curriculares na Educação Básica, particularmente, nos cenários de Brasil e Portugal. No texto, como recorte, apresento e exploro, com base em pesquisas já realizadas, um conjunto de aspectos conceituais e outros elementos de contextualização do movimento de internacionalização da educação, com o propósito de destacar a presença da Educação Básica no debate dessa problemática, que, como se sabe, tem a Educação Superior como lócus principal. Opero com procedimentos metodológicos comumente utilizados em investigações do tipo descritivo-exploratórias, com base em textos de periódicos indexados, teses e dissertações, além de trabalhos apresentados em anais de eventos científicos. No artigo, identifico, inicialmente, alguns sentidos conceituais atribuídos por pesquisadores para internacionalização da educação e do currículo e sobre esta base formulo provisoriamente um conceito para internacionalização do currículo na Educação Básica. Numa segunda seção, situo contextos nos quais se insere a problemática da internacionalização do currículo e pontuo aspectos da participação ou do envolvimento desse nível da Educação no movimento.

Palavras-chave : Internacionalização; Currículo; Educação Básica; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )