SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Pedagogical coordination: instance of mediation of curricular policiesTeacher education from a freirean popular education standpoint in a rural school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

AGUIAR, Denise Regina da Costa. O direito de aprender no cotidiano da escola pública. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.1081-1099. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1081-1099.

A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino.

Keywords : Ensino Fundamental; Currículo Crítico Emancipatório; Aprendizado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )