SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Coordenação pedagógica: instância de mediação das políticas curricularesFormação de educadores(as) na perspectiva da educação popular freireana em uma escola do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

AGUIAR, Denise Regina da Costa. O direito de aprender no cotidiano da escola pública. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.1081-1099. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1081-1099.

A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino.

Palavras-chave : Ensino Fundamental; Currículo Crítico Emancipatório; Aprendizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )