SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4O direito de aprender no cotidiano da escola públicaO inédito-viável na democratização da escola em tempos de privação de direitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

AMARAL, Débora Monteiro do; GIOVEDI, Valter Martins  e  PEREIRA, Nilda da Silva. Formação de educadores(as) na perspectiva da educação popular freireana em uma escola do campo. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.1100-1126. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1100-1126.

Este artigo consiste em um relato e análise do processo e dos resultados do trabalho de formação permanente, fundamentado na perspectiva da educação popular freireana, de educadores(as) das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola do campo situada na zona rural do município de Vila Velha/ES, mais precisamente na comunidade do Xuri. O processo de formação é coordenado pelo autor e pelas autoras deste artigo. A metodologia que orienta a nossa prática é a perspectiva colaborativo-crítica. O processo de formação realizado até aqui ocorreu em dois momentos: no primeiro, buscou levantar e analisar coletiva e criticamente as principais situações-limite pedagógicas vivenciadas pelos(as) educadores(as) da escola; no segundo, buscou incentivar, construir e efetivar com os(as) professores(as) práticas de investigação de temas geradores e de elaboração de planos de trabalho pedagógico baseados em tais temas. Os dados aqui sistematizados referem-se ao segundo momento. Apresentamos uma breve exposição e análise dos caminhos trilhados no processo de formação, destacando alguns exemplos de construções que os(as) educadores(as) realizaram na busca por reorientar suas práticas pedagógicas a partir da perspectiva da educação popular freireana.

Palavras-chave : Paulo Freire; Formação de Educadores; Educação Popular Freireana; Educação do Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )