SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Formação de educadores(as) na perspectiva da educação popular freireana em uma escola do campoPolíticas curriculares em uma lógica centralizadora e escapes possíveis: tecendo outras redes políticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LEITE, Vania Finholdt Angelo  e  ABREU, Lenir Silva. O inédito-viável na democratização da escola em tempos de privação de direitos. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.1152-1175. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1152-1175.

Construir uma escola pública, democrática e de qualidade tem sido o objetivo e a luta de muitos educadores. Ao longo da história houve muitas conquistas. Mas, o corporativismo, o desenvolvimentismo e o capitalismo exacerbado têm dificultado esse processo. No cenário atual, em nossa nação, vivemos um momento de perdas de direitos, retrocessos e opressão. O que fazer? Queixar-se e cruzar os braços? Precisamos continuar na luta. O objetivo do texto é discutir possibilidades de trabalhar com a democratização de propostas e práticas de currículo utilizando em sua argumentação o conceito inédito-viável (FREIRE, 2005) e o conceito de policy enactment - atuação política (BALL et al., 2012). A análise dos dados indica que o projeto de leitura da escola contribuiu para que as professoras percebessem que a situações-limites (metas e pressões) impostas pela Secretaria de Educação não poderiam paralisá-las e engessar o seu trabalho. Assim, elas mantiveram a metodologia de alfabetização de que já tinham se apropriado e estava funcionando e continuaram fortalecendo as relações pessoais por meio do diálogo. As docentes tinham encontros sistemáticos para discutir o trabalho. Concluímos que, vislumbrando o inédito-viável, a escola buscou equilibrar o seu projeto pedagógico com as metas e pressões impostas pela Secretaria.

Palavras-chave : Democratização da Escola; Práticas de Currículo; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )