SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1El currículo cultural de la educación física: supuestos, principios y orientaciones didácticasEl conocimiento en la perspectiva intercultural: un estudio en la educación superior de música índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PIMENTEL-JUNIOR, Clívio; CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza  y  SA, Maria Roseli Gomes Brito de. Currículo, (auto)biografias e diferença: políticas e poéticas do incontrolável no cotidiano da educação em ciências. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.29-59. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p29-59.

Neste artigo de posicionamento teórico-estratégico, por meio de uma agência pós-estrutural e pós-colonial, desenvolvemos uma argumentação crítica às bases teóricas da educação científica, focalizando a significação da identidade das disciplinas escolares como Natureza da Ciência. Para tanto, valendo-nos de (in)formações e quadros referenciais dos diversos espaços-tempos formativos vividos na graduação, na pós-graduação e na docência no ensino superior, postos em suspensão e desterritorializados em sentido (auto)biográfico, transitamos por políticas de sentido criadas em diferentes comunidades de enunciação, com vistas a problematizar e reativar os consensos hegemônicos produzidos em torno da defesa de tal significante. Nesse trajeto, argumentamos pela defesa do espaço do incontrolável, daquilo que não se pode banir do currículo e da educação em ciências, reavivando o sentido da poética como estruturante do fazer curricular. Defendemos que este modo de agência permite criar a identidade da ciência no currículo escolar como um lugar híbrido, marcado pela ausência de um discurso-mestre que possa validar uma dentre as múltiplas identidades criadas para a educação científica em seu acontecimento cotidiano, aguçando, assim, a participação dos sujeitos na luta política pelo poder de significar o currículo.

Palabras clave : (Auto)biografias; Cotidiano; Currículo; Diferença; Educação em Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )