SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Curriculum, (auto)biographies and difference: politics and poetics of uncontrollable in everyday science educationThe supervised practice of physical education undergraduate degree as an experience of self author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

GALIZIA, Fernando Stanzione  and  LIMA, Emília Freitas de. Conhecimento na perspectiva intercultural: um estudo no ensino superior de música. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.60-81. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p60-81.

O texto relata parte de investigação de doutorado já concluída, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata-se de uma pesquisa-intervenção que, amparada no paradigma qualitativo, insere-se no movimento de pesquisa da própria prática. Os dados foram construídos por meio de observações semiestruturadas em uma disciplina de Linguagem e Estruturação Musical, obrigatória para o curso de Licenciatura em Música da UFSCar. O referencial teórico do estudo tem como eixo principal as premissas da Didática Crítica Intercultural tal como formuladas por Candau (2012a), complementadas principalmente pelas ideias de McLaren (2000), Pérez Gómez (1994) e Santos (2014), entre outros autores. Neste artigo relatamos a forma como o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado. O ensino tradicional do conteúdo da referida disciplina, pertencente ao âmbito da Teoria Musical, frequentemente é encarado como despido de relações de poder e tratado como um conjunto de verdades absolutas, descolado do contexto social e histórico em que foi construído e sem significação para os alunos. Afastando-nos dessa concepção, a partir do referencial teórico adotado, procuramos demonstrar de que forma o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado, a partir das ideias de universalismo e relativismo; contextualização histórica e social do conhecimento científico; e da necessidade de reconhecimento de saberes sociais e conhecimentos cotidianos.

Keywords : Educação Superior; Ensino de Música; Didática Crítica Intercultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )