SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Currículo, (auto)biografias e diferença: políticas e poéticas do incontrolável no cotidiano da educação em ciênciasO estágio supervisionado de licenciatura em educação física como experiência de si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

GALIZIA, Fernando Stanzione  e  LIMA, Emília Freitas de. Conhecimento na perspectiva intercultural: um estudo no ensino superior de música. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.60-81. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p60-81.

O texto relata parte de investigação de doutorado já concluída, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata-se de uma pesquisa-intervenção que, amparada no paradigma qualitativo, insere-se no movimento de pesquisa da própria prática. Os dados foram construídos por meio de observações semiestruturadas em uma disciplina de Linguagem e Estruturação Musical, obrigatória para o curso de Licenciatura em Música da UFSCar. O referencial teórico do estudo tem como eixo principal as premissas da Didática Crítica Intercultural tal como formuladas por Candau (2012a), complementadas principalmente pelas ideias de McLaren (2000), Pérez Gómez (1994) e Santos (2014), entre outros autores. Neste artigo relatamos a forma como o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado. O ensino tradicional do conteúdo da referida disciplina, pertencente ao âmbito da Teoria Musical, frequentemente é encarado como despido de relações de poder e tratado como um conjunto de verdades absolutas, descolado do contexto social e histórico em que foi construído e sem significação para os alunos. Afastando-nos dessa concepção, a partir do referencial teórico adotado, procuramos demonstrar de que forma o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado, a partir das ideias de universalismo e relativismo; contextualização histórica e social do conhecimento científico; e da necessidade de reconhecimento de saberes sociais e conhecimentos cotidianos.

Palavras-chave : Educação Superior; Ensino de Música; Didática Crítica Intercultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )