SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Conhecimento na perspectiva intercultural: um estudo no ensino superior de músicaPolíticas de avaliação e regulação da qualidade: repercussões na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

NUNES, Mário Luiz Ferrari; BENINI FILHO, Flavio de Andrade  e  BOSCARIOL, Marina Contarini. O estágio supervisionado de licenciatura em educação física como experiência de si. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.82-108. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p82-108.

Tem sido lugar comum afirmar que a disciplina Estágio Curricular Supervisionado não oferece elementos necessários para a potencialização dos seus sujeitos para atuarem no chão da escola. Esse enunciado indica a distância entre o currículo da formação inicial e as práticas do cotidiano escolar. Em geral, argumenta-se que a disciplina se preocupa com aspectos burocráticos e pragmáticos. No campo das análises, não se observa o debate a respeito das tramas que amarram o futuro egresso nas posições de sujeito dadas pela docência. Este artigo trata da escrita como experiência de si, a partir da narrativa de três vozes que compuseram a disciplina de Estágio Supervisionado em um curso de Licenciatura em Educação Física. Descreve como ocorreu a construção do conhecimento a partir das discussões e observações promovidas pelas observações do campo, as bibliografias lidas e as atividades de ensino durante o semestre letivo. Centra esforços na forma como aconteceu o processo de subjetivação, o olhar dado pelos sujeitos para as experiências as quais se expuseram. Como resultado, este texto tenciona ser uma forma de insubordinação aos ditames pragmáticos que marcam essa disciplina, potencializando-a, inspirada em Michel Foucault, como prática de liberdade.

Palavras-chave : Formação Inicial; Educação Superior; Estágio Supervisionado; Educação Física; Experiência de Si.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )