SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1La práctica curricular supervisada de licenciatura en educación física como experiencia de síGuardería: desafíos y posibilidades una propuesta curricular más allá del educar y del cuidar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz  y  DURLI, Zenilde. Políticas de avaliação e regulação da qualidade: repercussões na educação básica. e-Curriculum [online]. 2018, vol.16, n.1, pp.109-136. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p109-138.

O texto propõe uma discussão sobre políticas de avaliação e regulação da qualidade educacional. Considerando o campo do instituído, tem por objetivo analisar elementos e processos do perfil assumido hodiernamente pelas avaliações externas no ensino fundamental e na educação infantil. Com base em exame documental e tendo por referência resultados de investigações sobre indicadores de qualidade e políticas de avaliação, responsabilização e prestação de contas (accountability) na educação escolar, realça tensões e contradições dos modelos de avaliação implementados ou em vias de implementação nessas duas etapas da escolarização. Sem perder de vista o campo do instituinte, aponta discrepâncias nas condições de melhoria das aprendizagens em vista dos modelos de regulação da qualidade em curso na educação básica.

Palabras clave : Políticas de Regulação; Avaliação para a Qualidade; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )